Coraline, Neil Gaiman
Não me lembro onde foi o primeiro lugar que li sobre Coraline, me lembro apenas de estar procurando resenhas na internet. Achei muito interessante, parecia uma Alice no País das Maravilhas para adultos. O autor é o mesmo de Stardust – O Mistério da Estrela, que deu origem àquele filme maravilhoso filme ano passado. Então minhas expectativas eram grandes.
Mas no final das contas, acabei nem sequer abrindo o livro. Isso porque emprestei para o Luís antes. Ele leu, e me descreveu o livro inteiro como um plágio descarado de O Ladrão da Eternidade, de Clive Barker, que foi publicado em 1991 (uns 10 anos antes de Coraline), e recebeu uma versão em quadrinhos em 2005 (que, diga-se de passagem, é muito boa!). Agora estou na dúvida se leio ou não, mas acho que não vou perder meu tempo… pena que o dinheiro já era!
Uns anos atrás, Coraline ganhou uma adaptação para o cinema, eu assisti. Bem legalzinho, diga-se de passagem. Na época em que vi o trailer, vi também o trailer de O Ladrão da Eternidade, mas depois de algum tempo, nunca mais se ouviu falar… É uma pena.
Leia, Karen. Só assim poderás ter uma opinião mais forte sobre o livro, se é plágio ou não. Além do mais, Neil Gaiman vale a pena. Recomendo American Gods!
Carlos, você leu este livro? É bom?
Ele ainda está na minha pilha de livros para ler. Mas sabe como é, né? Eu vivo passando outros livros na frente…
Pois, eu só li o American Gods… mitologia é um assunto que eu gosto muito, e achei muito bem escrito, o que me fez admirar o Gaiman, que eu só conhecia dos quadrinhos do Sandman. Como ele é um escritor renomado, acho que seria interessante tu ler o Coraline, já que tens o livro. Fica minha curiosidade pela tua crítica ao livro!