Essa é para quem já escreveu um livro (ou está escrevendo) e pretende registrá-lo na Fundação Biblioteca Nacional!
Já faz um tempãoooo que eu publiquei um post sobre esse assunto (Leia aqui), e me surpreendi com a avalanche de perguntas! Então, para facilitar a vida de vocês (e a minha também!), resolvi fazer esses dois vídeos. Espero que eles possam ajudar vocês!
Vídeo 1 – Dúvidas sobre registro no EDA
Neste eu respondo algumas das dúvidas mais frequentes sobre o registro de obra autoral na Fundação Biblioteca Nacional. Feito com base nas perguntas que recebi por e-mail e comentários.
Vídeo 2 – Diferença entre o registro no EDA e o ISBN
Muitas pessoas confundem o registro no Escritório de Direitos Autorais e o registro de ISBN. Este vídeo serve para explicar o que é cada um deles e para que servem.
Se você é iniciante e ainda quer ler mais sobre o tema, veja os outros posts da categoria Dicas para Escritores.
Beijos e até a próxima!
Ahhh!! que “R” engraçadinho que você tem! haha
Muito obrigado por todas as dicas e espero as próximas!
Obs: Seu livro chegou!! Estou animado para ler assim que eu conseguir!!
Obs2: Ainda bem que não precisa ser crânio em português!!
Beijos,
Nilo.
Muito obrigado por suas informações. Elas são realmente importantes. Curto o gênero que você escreve e seu livro parece interessante.
Um abraço.
Boa sorte.
Leandro.
Oi Karem, eu posso faser comentarios de outros livro no meu, um exemplo fazer criticas do livro o segredo porem sem autorização do mesmo, desde já agradeço.
Oi Karen, suas dicas tiram várias dúvidas que eu tinha.Escrevi 2 livros de alfabetização com textos variados e também com atividades.este livro foi escrito começañdo apenas com algumas frases e depois pequenos textos infantis, tudo rascunhado dentro da sala de aula, junto com meus alunos,Então percebi que eu já estava com livro escrito e continuei escrevendo.Isto tem mais ou menos uns dez anos.Mas nunca tive a oportunidade de registrá-lo pois moro numa pequena cidade do interior de Mnas, Miraí. quanaado eu estava escrevendo o último texto sobre o Natal, estava em minha escola um representante da editora Arco iris e ele ouviu o último texto que estava lendo par minha supervisora, então ele me interrompeu e perguntou se eu venderia o livro, mesmo no rascunho. Mas não interessei.Desculpe mas estou contando para vc um pouquinho só de como comecei a escrever.Sem ajuda eu consegui digitá-lo e depois passei para um cd.o qual está comigo, guardado e como não encontro ningúem para me orientar ,fui buscando informações na internet e, você foi a que mais me deu orientações e uma luz lá fundo de um túnel que até então me encontrava no escuro.Mas o que me deixa insegura é que o meu livro foi escrito para alfabetizar, e sobre alfabetização o mercado se encontra cheio de grandes opções. E como esritora novata é um grande desafio. Sei que é muito ocupada, mas sua opinião para mim será um grande passo . Por favor me responda!!!!Não tenho ningúem para me orientar nesse sentido.Abraços e muito sucesso!
Oi, Conceição!
Por que você não quis vender o texto? Facilitaria a sua entrada no mercado editorial.
Olá, se eu publicar um livro pelo kdp na amazon, eu ainda precisarei registrar e esperar os noventa dias do registro na FBN?
Oi, Mateus!
A Amazon não realiza o registro dos livros que são publicados por lá, então você mesmo precisa enviá-lo para a FBN.
Gostei de sua explicação que foi muito útil para mim. Estou lançando meu primeiro livro aos 68 anos. É uma experiência, pois, desejo mudar de atividade, mas, tenho muito que aprender. Uma jovem escritora surge para ajudar um idoso.Graças ao meio eletrônico. Gostaria de ter seu e-mail para buscar mais informações.
Oi, se eu publicar um livro pelo kdp na amazon, eu preciso pagar o copyright? Porque lá pergunta quais os meus direitos territoriais e não sei o que responder.
Oi, Anicelia!
Copyright é o direito do autor. Se você é a autora do livro, pode colocar ele na Amazon e dizer que você detém o copyright internacional. A cada livro vendido, eles vão te pagar 35% ou 70% (dependendo das opções que você fizer). Essa porcentagem é referente ao seu direito autoral.
Caso você não seja a autora do livro, precisa ter adquirido o direito de publicação com o autor. Caso contrário, não pode publicar na Amazon.
Karen bom dia,
Seu site presta um serviço extraordinário para os novos autores. Obrigado.
Já me socorri da lei e de muitos comentários inclusive o seu, cujo blog salvei nos meus favoritos. São detalhados.
Se puder me oriente:
Tenho 3 profissões, nas quais militei e por último estou sendo advogado e encerrando a carreira depois de 25 anos de trabalhos “forçados” rsrsrs.
Atualmente me formei em coach & mentor e estou me programando para trabalhar em outra profissão. Desse modo, escrevi e estou me preparando para registrar a obra, seguindo, inclusive, suas preciosas recomendações.
Agora, nunca vi um profissão tão mal remunerada como a de escritor. Esse é o tema que preciso de suas recomendações. É verdade que posso publicação em uma editora, distribuidora, sem custos, entretanto, o que receberia, após 90 dias após venda do produto seria simplesmente 10% do valor vendido.
Por informações recebidas, a editora, que teria a obrigação de prestar contas ao autor, não o faz. Enfim, o autor não tem controle das vendas. E o que é pior, não há prática no mercado de distribuição por parte do autor, ou seja, publicaria e distribuiria a própria obra.
Claro que estou me referindo às livrarias e não vendas pelas mídias sociais e outros métodos de distribuição. Se puder me esclareça ou confirme esse desvalor do produto intelectual.
E quanto ao PSEUDÔNIMO do auto? Ao registrar no EDA a obra, digamos, rústica, ao fazer correção ortográfica, gramatical e submeter a um perito de organização do trabalho intelectual, desenho da capa e et, terei que submeter novamente ao EDA fazendo uma averbações?
Karen muito obrigado por responder. Será de grande ajuda para o meu começo.
Norberto Guimarães
Desculpe-me os erros Karen!