Continuando a série de posts “10 Dicas para Publicar seu Livro”, hoje vou falar sobre a formação do preço de venda!
7- Calcule o preço de venda
Definir um valor para vender o seu livro é muito mais difícil do que parece. É, também, uma tarefa importantíssima, pois é determinante para evitar prejuízos. Observe que eu não vou citar a palavra “lucro”. No início, você vai apenas trabalhar para pagar a sua publicação e não sair no prejuízo. Se conseguir lucrar com isso, deverá ser apenas para reinvestir em sua carreira como escritor. Eu não quero enganar ninguém: no início vai ser assim mesmo!
Então vamos à formação do preço. Em primeiro lugar, coloque no papel tudo o que você vai gastar com a publicação do seu livro. Edição e impressão dos exemplares, logística de distribuição, frete (caso vá vender pela internet), porcentagem da livraria, porcentagem do PagSeguro, divulgação, etc. Cada caso é um caso, e você precisa definir quais serão os gastos do seu livro. Lembre-se de que, se você for vender em livrarias, elas ficam com 30% a 50% do valor de capa.
Depois de calcular isso tudo, reflita o seguinte: Quantos livros você quer ter que vender para não ficar no prejuízo? Dificilmente você vai vender tudo, então trabalhe com uma quantidade viável. Divida o custo da produção pelo número de livros que você vai se obrigar a vender, adicione a comissão da livraria, e você terá seu preço de venda. A partir do momento que vender esse número, tudo o que receber depois será lucro.
Um exemplo: Você produziu 1.000 livros, pelo valor de R$ 14 cada um. Então você define a quantidade de 700 vendas obrigatórias. Estas 700 vendas serão responsáveis por pagar: a impressão das 1.000 unidades, e a porcentagem das 700 vendas em livraria. Se a livraria em questão cobrar 50%, o cálculo fica assim: 1.000 x R$ 14 = R$ 14.000 (valor total que você pagou para produzir); R$ 14.000 ÷ 700 = R$ 20 (valor que ficaria sem a comissão da livraria); R$ 20 + R$ 20 = R$ 40 (valor com o custo da livraria).
Um livro por R$ 40,00 é caro? Sim. Mas aí entra a sua criatividade para compensar isso. Neste caso, temos algumas opções: economizar na impressão; tentar negociar melhor a porcentagem da livraria; realizar algumas vendas você mesmo; etc. E já aviso que será difícil vender 700 unidades, mas a parte boa é que, vendidas estas, você vai passar a receber (neste caso) R$ 20 por cada venda efetuada, totalizando R$ 6.000 em lucro, caso consiga vender todas as unidades.
Repito que é difícil vender tudo. Além disso, se você comparar este investimento com qualquer outro, vai descobrir que o retorno é baixíssimo. É por isso que é tão difícil ser autor independente no Brasil. Mas persevere, não há obstátulo que não possa ser transposto!
Ah, última dica sobre preço de venda: não tente competir com o preços dos livros de grandes editoras! A produção delas é muito maior e distribuição é melhor, e é por isso que conseguem fazer super promoções de 5 livros por 50 reais. É para competir sim, mas não no preço, e sim na qualidade.
Será que deu para entender tudo o que eu falei? Se você tiver dúvidas, ou quiser acrescentar algo, pode falar nos comentários! Sábado que vem vou falar sobre divulgação e evento de lançamento do livro.
Um abraço!
Karen Soarele.
Confira as demais dicas:
Post 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar)
Post 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem)
Post 4: dicas 8, 9 e 10 (divulgação)
[…] 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem) Post 3: dica 7 (formação de preço) Post 4: dicas 8, 9 e 10 (divulgação) – vai sair dia […]
[…] 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar) Post 3: dica 7 (formação de preço) Post 4: dicas 8, 9 e 10 (divulgação) – vai sair dia […]
Bom dia, Karen
Sou estudante de Artes Visuais. Tento incentivar publicações com oficinas, aulas e tentativas de produções próprias. Vou citar suas orientações nas minhas aulas. Parabéns
Obrigada! É muito bom saber que as orientações estão sendo úteis! 🙂 Fique à vontade para disseminar o conhecimento.
[…] Post 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar) Post 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem) Post 3: dica 7 (formação de preço) […]
Hum…
Eu não entendi.
Isso é da editora ou publicação independente? Que pelo o que eu saiba só se paga pela impressão se for publicação independente.
Não é?
Ai estou confusa!
MUAH!
Oi, Laura!
Para um autor em início de carreira (até dois anos após o lançamento do primeiro livro), “pagar pela impressão” se aplica a muitos, muitos casos. Tanto na publicação independente quanto na publicação por meio da maioria das editoras.
Contudo, esse post é destinado principalmente aos autores que pretendam uma publicação totalmente independente. Estes são responsáveis, inclusive, por determinar o preço de venda do próprio livro.
Abraços!
Eu gostaria de saber se um menor de idade pode publicar um livro numa editora.
Se a editora aceitar o original, isso quer dizer que o autor não tem que pagar?
Adoro seus posts!
Ana.
[…] Originalmente publicado no meu blog pessoal: link. […]