Título: Diário de um Banana
Título Original: Diary of a Wimpy Kid
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 218
Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Minha opinião:
Há muito tempo eu ouvia as pessoas comentando sobre esse livro, e os comentários eram sempre positivos. Todos que leram concordaram: o livro é hilário. E, depois de algum tempo lendo A Guerra dos Tronos (o livro é ótimo, mas é muito difícil ler depois de ter assistido ao seriado), resolvi parar por um momento e descansar lendo o Diário de um Banana.
Sinceramente, eu discordo do nome do livro! Em vez de “Diário de um Banana”, ele deveria se chamar “Diário de um Babaca”. Esqueçam essa história de herói bonzinho! Greg, o protagonista, é um menino de 11 anos que quer ser popular na escola, e, para isso, ele se aproveita das pessoas, em especial de seu melhor amigo, Rowley. Diga-se de passagem que Greg é um péssimo amigo!
Essa personalidade incomum para um personagem principal é o que torna o livro único! Durante toda a história dei muitas risadas, ao mesmo tempo em que passava raiva com as aprontanças de Greg. Na realidade, diferente de outros livros, em que você torce pelo personagem principal, neste eu queria que ele se desse muito mal! Ah, se fosse meu filho, eu não teria muita paciência…
O livro é inteiro em primeira pessoa. Não é meu ponto de vista favorito, mas, levando em conta que se trata de um diário, nada mais justo do que utilizá-lo. O texto é simples e envolvente, sendo que dá para ler em uma “sentada”, e é entremeado por ilustrações engraçadíssimas!
Ainda não li os próximos livros da série, mas pretendo ler muito em breve.
maluca
karen, boa noite. E parabéns pelas sensatas palavras. Sou professora de Língua portuguesa e por conta de um projeto na escola sobre banana, escolhi esta obra literária pela semântica do título do livro. Concordo com você plenamente, faço suas palavras, as minhas. Não gostei do enredo nenhum pouco. Um protagonista que se da bem quase todo o tempo, levando proveito em cima dos outros e ainda pior do seu melhor amigo. Por tanto o nome em inglês: Winpy kid que tradução fiel é criança covarde, que no meu ponto de vista condiz com o enredo do livro. O protagonista
faz algo horrível, que é deixar seu amigo Howley levar bronca e punição em seu lugar. Achei o livro um mal exemplo para as outras crianças que queiram se espelhar no personagem central. Portanto o filme, não mostra como realmente o Greg se comporta. Modificando a seca do queijo, em que os adolescentes da picape obriga Howley a comê-lo.